Utilização de metodologia multicritério para identificação de vetores concorrentes ao fomento de uma cultura de inovação organizacional

  • Rogério Henrique Miranda Unioeste
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Palavras-chave: Cultura de Inovação, Metodologia de Análise Multicritério, Melhoria de Processos.

Resumo

A estrutura de poder da empresa denominada aqui de Alpha[1] é igualitária entre os dois países sócios; consequentemente, o processo decisório é binacional. Entretanto, inexiste na sua estrutura organizacional uma área responsável por pesquisa e desenvolvimento e, ademais, a melhoria de seus processos de trabalho ocorre de maneira quase empírica, sem muitas iniciativas formais para construir uma cultura de inovação. Este trabalho buscou identificar os vetores que concorrem para a criação de uma cultura de inovação corporativa por meio da metodologia multicritério de apoio à decisão e verificar a sua presença na Alpha. Realizou-se também pesquisa bibliográfica e pesquisa entre os empregados da empresa a fim de construir um referencial teórico que alicerçasse e validasse os vetores revelados pela metodologia multicritério, que foram: clima organizacional propício, educação corporativa voltada para a inovação, parcerias estratégicas e o estabelecimento de um prêmio corporativo de reconhecimento e recompensa. Os principais resultados alcançados denotam que existem na empresa Alpha iniciativas esparsas de desenvolvimento desses vetores, porém, ainda sem sinergia entre eles e sem a estruturação necessária para o estabelecimento de uma cultura de inovação efetiva na organização.

 

[1] Nome fictício adotado para se referir à organização alvo da pesquisa.

Publicado
2020-12-17