Educação especial no Brasil: caminhos e descaminhos
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é fazer um breve levantamento da história da educação especial no Brasil e das influências mundiais que a permearam até os dias atuais. Por meio de uma revisão da literatura, o texto faz um panorama da educação especial em nosso país desde meados do século XVI até o século XXI. Trata-se de um caminho que vem sendo percorrido de forma lenta e transcorre pelos períodos de extermínio, de segregação/institucionalização, de integração e de inclusão das pessoas com deficiência, sendo este último o momento no qual nos encontramos e com imensos desafios a serem vencidos. Por que mesmo com tantas legislações que temos atualmente nas políticas de educação especial no Brasil a inclusão ainda não acontece de fato? Notamos que muito já avançamos, mas ainda existem lacunas. Os textos de leis, geralmente, são dúbios e o mais recente decreto sobre educação especial coloca em risco a inclusão escolar. Paralelamente, ainda persiste em nossa sociedade uma ideia de educação separatista que se divide entre uma escola especial e a escola inclusiva.