Educação especial no Brasil: caminhos e descaminhos

Palavras-chave: Legislação; História; Educação Especial.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é fazer um breve levantamento da história da educação especial no Brasil e das influências mundiais que a permearam até os dias atuais. Por meio de uma revisão da literatura, o texto faz um panorama da educação especial em nosso país desde meados do século XVI até o século XXI. Trata-se de um caminho que vem sendo percorrido de forma lenta e transcorre pelos períodos de extermínio, de segregação/institucionalização, de integração e de inclusão das pessoas com deficiência, sendo este último o momento no qual nos encontramos e com imensos desafios a serem vencidos. Por que mesmo com tantas legislações que temos atualmente nas políticas de educação especial no Brasil a inclusão ainda não acontece de fato? Notamos que muito já avançamos, mas ainda existem lacunas. Os textos de leis, geralmente, são dúbios e o mais recente decreto sobre educação especial coloca em risco a inclusão escolar. Paralelamente, ainda persiste em nossa sociedade uma ideia de educação separatista que se divide entre uma escola especial e a escola inclusiva.

 

Biografia do Autor

Larissa Gabrielle Ramos Navarro, Universidade Metropolitana de Santos

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2015), especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual pela Faculdade de Educação São Luís (2018), especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual pela Faculdade de Educação São Luís (2019) e especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação São Luís (2019). Atualmente é professor adjunto II da Prefeitura Municipal de Santos, atua como professora do Atendimento Educacional Especializado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e está cursando Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental pela Universidade Metropolitana de Santos. Bolsista no Programa Mestre-Aluno (Prefeitura Municipal de Santos) 

Abigail Malavasi, Universidade Metropolitana de Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo de 1996 a julho de 2016. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bem como coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. Coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Bolsa de Iniciação à Docência da UNIMES a partir de setembro de 2022. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores.

Publicado
2023-12-26