Análise da abordagem de sustentabilidade em uma perspectiva de gestão multistakeholder em empresas do agronegócio
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como as empresas do agronegócio abordam as estratégias de sustentabilidade corporativa perante os stakeholders e como este posicionamento afeta as suas ações. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória. Foram analisados relatórios de sustentabilidade das 100 empresas listadas entre as maiores do agronegócio brasileiro segundo a Revista Forbes, considerando a adoção dos relatórios de sustentabilidade e relacionando com a relevância dada a cada stakeholder. Adicionalmente, foram efetuadas entrevistas com gestores das empresas relacionadas a partir do critério de saturação. Como técnica de análise, foi utilizada a análise de conteúdo, a qual foi baseada nos critérios GRI Standards para identificar os temas materiais prioritários das empresas e os grupos de stakeholders são priorizados e engajados. A análise dos relatórios de sustentabilidade apresenta que 42% das empresas amostradas não apresentam de forma descritiva dados claros do modelo adotado para definir e priorizar os seus stakeholders. Os resultados indicam que a metodologia GRI fornece indicadores para monitoramento da performance de sustentabilidade, porém sinaliza-se a incompletude e a possibilidade de omissão de temas relevantes. A gestão multistakeholder materializa-se em abordagens heterogêneas pelas empresas, ao mesmo tempo em que se busca a equidade entre os grupos, o acionista recebe atenção especial devido à necessidade de atração de capital. Esse é um processo que se baseia em escolhas internas, ou seja, é possível que alguns públicos surjam como potenciais influenciadores, entretanto, pode não haver interesse ou possibilidade de engajamento em um determinado momento. O estudo contribui para as empresas que estão ou desejam iniciar a sua jornada na sustentabilidade, fornecendo reflexões que possam motivar os seus primeiros passos ou acelerar a sua contribuição nesse contexto.