O enfrentamento ainda possível da emergência socioclimática: Novos horizontes biocivilizatórios

Palavras-chave: Biocivilização. Sistema alimentar. Decrescimento. Transição energética. Proteção da natureza.

Resumo

Destacamos neste texto o fundamento da emergência ambiental, particularmente a questão climática tem suas raízes fundadas na dinâmica socioeconômica hegemônica. Por isso a emergência é socioambiental e socioclimática. O fundamento da crise é civilizacional e não apenas restrito a um sistema dominante, como é o capitalismo na atualidade, porque o crescimento e o desenvolvimento deixaram de ser concebidos como meios para se atingir o bem-estar das populações para se transformar em objetivos em si, acima das pessoas e dos demais integrandes da natureza. Estabelecemos como objetivo demonstrar a dinâmica dessa conjuntura, trazendo ao texto outras perspectivas e horizontes eclipsados pela imposição que coloniza as mentalidades e aprofundamos a discussão em torno das dimensões socioambientais do sistema alimentar, da dinâmica urbana, da transição energética e da conservação da natureza. Para isso, o trabalho baseia-se numa ampla revisão bibliográfica e documental sobre os temas citados. A partir do desenvolvimento deste trabalho, depreendemos que a mudança social se impõe como a medida básica para enfrentar as chamadas crises ambientais em suas diversas manifestações, incluindo a climática. Outrossim, observamos que o único e possível antídoto para o aquecimento global é o ‘desaquecimento da economia’, incluindo a posição que ela ocupa na centralidade de nossos pensamentos e soluções. Avaliamos, neste contexto, que o “desaquecimento da economia” não depende apenas de medidas econômicas, mas de medidas sociais e culturais que nos trasladem de sociedades do crescimento, do consumo e do produtivismo para outras referências.

Biografia do Autor

André Felipe Simões, Universidade de São Paulo - USP

Livre docente (Prof. Dr. Associado 3) da Universidade de São Paulo - USP. Engenheiro Metalúrgico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Engenharia Metalúrgica com ênfase em Ciência dos Materiais - PUC/RJ (1998), Doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPE/COPPE/UFRJ, 2003) e Pós-Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006). Ao longo do primeiro semestre de 2023, trabalhou como Prof. Visitante na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - FCUP, Portugal. Em 2019, com apoio da CAPES e da USP, atuou como Prof. Visitante no Center of Global Sustainability of the Maryland University (CGS/UMD), nos Estados Unidos. Em 2020, atuou como Prof. Visitante do Climate and Energy College da Universidade de Melbourne, na Austrália. É Professor Doutor Associado da Universidade de São Paulo - USP -, em regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). Atua como docente do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Entre 2011 e 2013, foi Coordenador do referido curso de graduação da EACH/USP. Atua também como Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Energia - IEE/USP, Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH/USP e como Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política - ProMuSPP/EACH/USP. Participou, até o momento, sempre como membro oficial da Delegação Brasileira, de 5 Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), assessorando, pela perspectiva científica, os diplomatas do Brasil e de países outros no âmbito das negociações político-climáticas multilaterais. Em abril de 2015, conquistou o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade. Em setembro de 2023, conquistou o Prêmio ANPPAS de Melhor Tese de Doutorado (Orientação). Durante a COP 23, realizada em Bonn, na Alemanha, em 2017, ministrou palestra em evento oficial realizado pela ONU. Durante a COP 24, realizada em Katowice, na Polônia, em 2018, ministrou palestra em evento oficial realizado pela UNFCCC.

Marcos Bernardino de Carvalho, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo-USP (1985), mestre em Geografia (Geografia Humana) pela USP (1991), doutor em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo (1998), com pós-doutorado realizado no Departamento de Geografia Humana da Universidade de Barcelona (2007). Atualmente é professor associado da USP (vinculado ao curso de Gestão Ambiental, ao Programa de Estudos Pós Graduados em Mudança Social e Participação Política - ProMuSPP - e ao Programa de Pós Graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP). É membro dos Conselhos Editoriais do Caderno Prudentino de Geografia e de Scripta Nova (Universidade de Barcelona). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Fundamentos Teóricos da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, abordagens integradas (socioambientais), ensino de geografia, sociedade/meio ambiente, epistemologia e história da ciência geográfica e das ciências sociais.

Diamantino Pereira

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É professor do curso de Gestão Ambiental da EACH-USP e do Programa de pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP) . Tem direcionado suas pesquisas e estudos para a compreensão da dinâmica dos Sistemas Alimentares particularmente no setor de produção e seus aspectos socioambientais, assim como os movimentos sociais relacionados com a alimentação, com ênfase no movimento pela Soberania Alimentar.

Sílvia Helena Zanirato

Professor associado - livre docente pela Universidade de São Paulo. Atua no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental e nos Programas de Pós-graduação em Ciência Ambiental e em Mudança Social e Participação Política, todos da USP. É Doutora e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutora em Geografia Política pela Universidade de São Paulo e em História pela Universidad de Sevilla. Foi professora visitante na Universidade Federal da Bahia e na Universidad de Sevilla e foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (2012/2014). Coordenou o Projeto Fapesp "Patrimônio cultural do Vale Histórico Paulista: análise da vulnerabilidade às mudanças climáticas" (2011-2014), o Projeto CNPq "Gestão de riscos de bens com função patrimonial às mudanças climáticas: medidas para a formulação de políticas públicas" (2015-2017), foi pesquisador principal no projeto temático Fapesp - Governança ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática (2019-2023), coordena o Projeto Vulnerabilidades das pequenas cidades da macrometrópole paulista à variabilidade climática. Desenvolve pesquisas com temas relacionados a políticas públicas, pequenas cidades, gestão urbana e ambiental e conservação de espaços protegidos como patrimônio cultural e natural.

Sidnei Raimundo

Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Livre Docente (análise espacial e ambiental do lazer e turismo) pela EACH-USP. Doutor em Geografia (na área de análise ambiental e dinâmica territorial) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel e licenciado em Geografia também pela USP. Realizou estágio de pós-doutoramento em Geografia do Turismo na Universidade de Girona, Espanha, com pesquisa comparativa sobre questões ambientais entre o litoral da Catalunha e o Norte Paulista. Foi bolsista de Produtividade CNPq - 2020-2023. Trabalhou no Instituto Florestal do Estado de São Paulo, com manejo (gerenciamento) de parques, estações ecológicas e outras áreas protegidas. Tem credenciamento pleno nos programas de pós-graduação em "Mudança Social e Participação Política" e em "Turismo" da EACH-USP. É coordenador do curso de Lazer e Turismo da EACH-USP, gestão 2020-2021 e reconduzido ao cargo na gestão 2022-2023. Foi coordenador dos NPDEs (Núcleo de Pesquisa e Docência - CAAA - Educação, Artes e Desenvolvimento Social) na EACH USP. É líder do grupo de pesquisa "Dinâmicas Socioambientais e Políticas Territoriais", e integrante dos grupos de pesquisa sobre "Conservação Colaborativa" , do "Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas - OPAP" e do GIEL - Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer, todos cadastrado no CNPQ. É Coordenador na EACH-USP da Cátedra-Rede Unitwin da UNESCO sobre "Cultura, Turismo e Desenvolvimento" desde 2016 e coordenador do acordo intenacional de duplo diploma de graduação entre a EACH-USP e a UDG (Universidade de Girona). Sua linha de pesquisa está associada aos impactos socioambientais e espaciais do lazer e turismo, manejo de áreas protegidas,, geografia do turismo, ecoturismo e lazer na natureza. É pai do Francisco, desde 2006 e do Frederico, desde 2009, que lhe permite desenvolver atividades árduas, mas prazerosas, como as aqui relatadas.

Publicado
2023-12-26